quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A barriga é minha, tá?

Vivi: Esses dias uma vizinha falou:"nossa quantos meses vc esta?". Eu respondi: "6". E ela, mto delicada como um Shrek: "mas com essa barriga, eu tinha assim com 3/4 meses"

Steph:  Hahahaha... Pois e! Mas já me acostumei que todos tem opinião sobre a barriga! Ate me perguntam se eu tenho certeza q eu to de 6 meses. Da vontade de responder "sou mãe de primeira viagem, mas sei contar!" Hahahah

Steph
Vivi
Percebi que estar grávida se traduz em sua vida, corpo e decisões serem completamente públicas. Tanto faz se você está vendo a pessoa pela primeira vez no elevador, elas se sentem no direito de puxar assunto e, ainda pior, dar comentários.
Eu, pessoa tímida e introvertida, achei que isso iria me incomodar ao extremo. A verdade é que tem dias que, sim, incomoda. Você pode estar de mau humor, passou mal naquele dia, não dormiu direito porque a barriga está incomodando e aquele comentário, naquele momento, não desce “redondo”. Mas, para minha surpresa, o momento da gravidez é tão especial e feliz que você quer, sim, compartilhar ele com todos! Você não se importa de perguntarem de quantas semanas você está, da curiosidade se é menino ou menina e qual o nome. Para minha surpresa de novo eu nem me incomodei com a quantidade de mãos que passaram pela minha barriga!
Agora, ainda assim, existem algumas etiquetas de como lidar com uma grávida que poderiam (e deveriam!) ser respeitadas. Uma delas, com certeza, é não comentar o tamanho da barriga. Alias, nenhum tipo de comparação nesse momento é legal. Elogie, pergunte como ela está, pergunte do bebê. Com isso você mostra que se importa e ela vai ficar feliz.    
Na gravidez da Nina descobri que a barriga vira pública, sério, você não chega e passa a mão na barriga de uma desconhecida sem ela estar grávida.
Mas também você fica exibindo mesmo a barriga, parece um trofeu, do tipo tenho um milagre que se toca. 
Porém, tem tanta gente sem noção. 
Não, eu não tive um baaaarrigão, fatores genéticos, corporais e uma placenta que funcionou a base de Clexane.
Mas o que tem alguém a ver com isso? Tem tantas coisas lindas para se falar com uma grávida, e tem gente que escolhe só as chatas, desde te deixar pilhada se sua barriga está realmente no tamanho que deveria estar, até te contar as tragedias vividas em experiências particulares que fazem questão de compartilhar, ou melhor te amedrontar.
Eu lembro de quando a Nina foi nascer prematura e eu sai correndo para comprar um berço, ouvi cada besteira de vendedores, o pior foi de uma produtora de video e foto de uma maternidade falar: "prematuro???? não registramos esse tipo de parto aqui"
Então, o bom senso faz muuuuuuuuuuuuuito sentido, por vários motivos:
a) seja elegante, é o mínimo
b) você não conhece a história nem a vida inteira da grávida, ela deve estar passando por uma gravidez sensível, que o próprio estado dela já é suficiente para ficar pilhada, você não precisa ajudar
c) na dúvida, não pergunte, fale que ela está linda!

2 comentários:

  1. Cheguei a ouvir a seguinte pergunta indelicada: "vc fez dieta na gravidez?". Essa pergunta era na sequência da outra sobre o tamanho da minha barriga... Gente que pensava que a barriga não estava grande porque eu não queria engordar.. Posso com isso?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Katia, o pior que nao é questão de bola fora, beira a falta de respeito.

      Excluir